A compensação ambiental, através do plantio de árvores, é hoje um grande instrumento de redução dos impactos causados pela implantação de empreendimentos em nossas cidades.
Atualmente a legislação ambiental trata esse tema de forma bastante exigente em todo o brasil. Esse equilíbrio é o que chamamos verdadeiramente de desenvolvimento sustentável.
Desde nossa existência, já participamos juntos com nossos clientes do plantio de mais de 100 mil árvores. Nesse cenário, a sua parceria com o Grupo Global é uma possibilidade de adequação às diretrizes legais, mas mais do que isso, possibilita um trabalho de retorno sólido para o futuro da nossa região.
Num sentido mais amplo, a diretriz funciona como um incentivo para que as empresas pensem e realizem seus projetos já imaginando os possíveis danos ambientais e, com isso, reflitam sobre a posterior compensação.
Essa demanda futura faz com que os projetos sejam pensados num cenário que evite e minimize os danos causados ao meio ambiente.
Além da obrigatoriedade legal, entregamos à sociedade um legado, onde se acredita que será mantido por todos, a partir do momento em que promoveu a conexão das florestas plantadas com as pessoas que se beneficiarão dela.
Vamos citar apenas cinco benefícios diretos do plantio de árvores.
1- Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas.
2- Uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar com capacidade de 2.500 BTUs cada, funcionando 20 horas por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar e quando se acumulam em nuvens caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na limpeza de poluentes do ar.
3- Evitar erosão: o plantio de árvores nas margens dos rios evita que a terra e areia sejam levadas para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.
Para o solo – a erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.
Para os animais – a erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimentá-los, eles vão embora ou morrem de fome.
4- A copa das árvores: também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beiras de rios aparecem às vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além de evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.
5- Sombra, Oxigênio: florestas jovens, para poderem crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio.