A preocupação com questões ambientais tem crescido vertiginosamente nas últimas décadas. O que antes era cautela, hoje consolidou-se em leis e normativas fundamentais para o desenvolvimento de qualquer grande projeto. Para suprir essa necessidade, a Global Ambiente oferece completo suporte em consultoria e assessoria ambiental, atendendo aos mais complexos projetos e suporte para atendimento em todo o Brasil. Mais do que os serviços oferecidos, buscamos relações de parceria e solidez, possíveis devido à confiança que proporcionamos desde o primeiro contato. Ao contratar a Global Ambiente, sua empresa contará com uma ampla equipe especializada, formada por profissionais com plena experiência em questões ambientais, com graduação, pós-graduação e mestrado nas mais renomadas universidades, além de incluir em seu currículo diversos trabalhos ambientais realizados em todo o Brasil.

Serviços Realizados

Procedimentos (solicitação de documentos, preparação do processo, conferência de arquivos, protocolo e acompanhamento) para:

  • Obtenção de Pareceres Técnicos e Licenciamento – CETESB (indústrias, cemitérios, crematórios, loteamentos, GRAPROHAB, preenchimento de MCE e Estação de Tratamento de Esgoto);
  • Obtenção de manifestações ambientais, autorizações (movimentação de terra e autorização de corte de árvores) e Licenciamento Ambiental – prefeitura (Campinas e região);

Solicitação de documentos para obtenção de Pareceres Técnicos, Licenciamento de condomínios, indústrias, loteamentos, cemitérios, crematórios, Estação de Tratamento de Esgoto, Estação Elevatória de Esgoto, dentre outros, bem como solicitação de documentos para elaboração de laudos ambientais para GRAPROHAB, Estudo de Impacto de Vizinhança (EIA, RIMA e RAP), preparação e conferência de arquivos, protocolo e acompanhamento do processo junto à CETESB, até a emissão do documento solicitado.

Solicitação de documentos para obtenção de Licenças Prévias de Instalação e de Operação, para edificações e infraestrutura, emissão de manifestações ambientais, certidão de uso do solo, autorizações para movimentação de terra, corte de árvores e intervenção em APP, conferência de arquivos, protocolo e acompanhamento do mesmo, junto a Prefeitura Municipal de Campinas e região.

Saiba mais sobre nossos serviços

O Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, conforme estabelecido pela Resolução CONAMA 001/86 que determina quais empreendimentos devem ser objeto de tal estudo, trata-se do meio mais complexo a ser realizado para a implantação de um empreendimento, devendo ser elaborado no momento da LP.

O EIA deve ser desenvolvido por equipe multidisciplinar, respeitando as características determinadas pelo órgão competente com relação a sazonalidade das campanhas de campo e deve obrigatoriamente ser sucedida pela Audiência Pública, momento o qual, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) deve ser apresentado, devendo ser descritas de forma objetiva e de fácil compreensão as principais informações contidas no EIA, servindo este como base para a apresentação dos resultados na Audiência Pública.

Laudo de Caracterização de Vegetação

Levantamento da flora que ocorre em determinada propriedade para fins de licenciamento ambiental. A metodologia adotada varia de acordo com as características florísticas da área, podendo ser realizado levantamento de indivíduos arbóreos isolados, através de caminhadas aleatórias, estudo fitossociológico em maciços florestais através de implantação de parcelas amostrais, ponto quadrante entre outras metodologias. Este tipo de laudo serve como base para a solicitação de autorização para corte de árvores isoladas, supressão de maciços vegetais e intervenção em áreas de preservação permanente. Elaborado por profissionais habilitados, os levantamentos da flora demandam elevado conhecimento técnico, cuidado pessoal e esforço físico, para que sejam atendidas todas as diretrizes citadas nas legislações específicas e diferentes esferas legislativas (Federal, Estadual e Municipal). O Laudo ainda aborda uma proposta de compensação ambiental, a qual varia de acordo com as características da vegetação e da localização da área.

Planta Urbanística Ambiental/Planta Ambiental

A Planta Ambiental é um documento que abrange todas as características ambientais de uma determinada área, como por exemplo a localização dos indivíduos arbóreos isolados, o limite das áreas de preservação permanente, os maciços vegetais, dentre outras. Quando o estudo se trata de um Licenciamento Ambiental, é necessário a sobreposição do projeto arquitetônico sobre a planta para resultar a Planta Urbanística Ambiental, a qual indica as intervenções necessárias e deve, preferencialmente, contar um quadro de áreas urbanísticas e ambientais, assim como uma listagem das espécies identificadas. Este documento refere-se a um conjunto de informações cartográficas, composta por uma planta georreferenciada (UTM) com identificação do Datum, na mesma escala do projeto urbanístico. Esta planta é um resumo da situação sobreposta a situação futura proposta com a implantação do empreendimento e é um dos documentos mais importantes para análise e aprovação do projeto. A elaboração deste documento segue padronizações específicas adotados em função da necessidade do empreendimento.

Projeto de Restauração Ecológica

A restauração ecológica é uma atividade técnica que procura restaurar ecossistemas degradados ou alterados, para desencadear, facilitar ou acelerar o processo natural de sucessão ecológica, promovendo a estabilidade e integridade dos ecossistemas naturais, especialmente nas Áreas de Preservação Permanente, Reservas Legais e demais espaços protegidos. Estes projetos são elaborados após visita técnica na área para coleta de amostras do solo e apreciação da cobertura existente. As atividades contidas no projeto de restauração ecológica abrangem o preparo do solo, controle de pragas, irrigação, porte das mudas dentre outras técnicas, sendo proposto finalmente um cronograma de execução com acompanhamento mínimo de 24 meses. As espécies arbóreas propostas para plantio são selecionadas em listas oficiais de ocorrência na região de trabalho, as quais são muitas vezes publicadas pelos órgãos ambientais estaduais. Assim, as espécies destinadas aos projetos de recuperação ambiental devem obrigatoriamente ser endêmicas. A localização do plantio é mapeada e anexada ao projeto de restauração, sendo informado com exatidão a área destinada para plantio e a quantidade de mudas necessárias.

Projeto de Arborização Urbana

A arborização urbana é toda vegetação que compõe o ambiente ou a paisagem urbana, sendo um dos componentes bióticos mais importantes das cidades. Tecnicamente, ela é dividida em áreas verdes (parques, bosques, praças e jardinetes) e arborização de ruas (vias públicas). A fim de planejar a arborização, são consideradas as características do meio urbano e as características biológicas das espécies escolhidas para compor o projeto, além do comprometimento dos órgãos ambientais municipais e/ou estaduais e, acima de tudo, da população, proporcionando harmonia entre as árvores e os diversos equipamentos urbanos. Através de guias de arborização das empresas de comercio de energia e pelos decretos e leis municipais, o Plano de Arborização Urbana orienta as prefeituras municipais na execução de implantação e manutenção das árvores nas cidades.

São avaliadas as áreas de vizinhança afetadas pela implantação de um novo empreendimento, levantando parâmetros sociais, econômicos e de infraestruturas urbanas das áreas de influência definidas previamente. Estes estudos envolvem levantamento de Legislação, Zoneamento e Macrozoneamento Municipal, avaliação dos Impactos Sociais e na Infraestrutura Urbana, além de pesquisa de percepção com os moradores e frequentadores da região. A partir do diagnóstico realizado com base nesta coleta de dados, são propostas Medidas Mitigadoras para as Áreas de Vizinhanças.

Elaboração e acompanhamento de todos os processos junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de Ficha de Caracterização da Atividade (FCA), Termo de Referência Específico (TER), acompanhamento arqueológico em obras futuras. O nível de interferência no imóvel também influencia no procedimento a ser elaborado, que parte da apresentação de um Termo de Compromisso do Empreendedor (TCE) no nível mais superficial a um Projeto de Avaliação de Potencial de Impacto ao Patrimônio Arqueológico para um empreendimento com maior interferência;

Neste estudo são avaliados todos os quesitos físicos locais secundários (geologia, geomorfologia e pedologia) e primários (hidrografia e hidrogeologia) que possam ter influência na ocorrência de nascentes locais. Nele, costumam ser realizadas sondagens a percussão para a caracterização litológica (do solo) e análise do nível d’água subterrânea que servem como subsídio para avaliar se localmente ocorrem nascentes, olhos d’água, drenagens intermitentes ou áreas brejosas e de acordo com sua especificação é definida sua área de proteção permanente (APP).

Neste estudo são levados em consideração todos os condicionantes do meio físico que possam gerar problemas geotécnicos no empreendimento em questão, neste caso, é necessária uma análise mais minuciosa para a geologia, pedologia, geomorfologia e declividade local, que estão diretamente ligadas aos principais problemas geotécnicos associados a empreendimentos urbanos (enchentes e escorregamentos de massa). Assim, são realizadas sondagens a percussão para caracterização do solo e do nível d´água subterrânea, analisada a permeabilidade dos solos e o grau de impermeabilização oriunda da implantação do empreendimento, para assim delimitar as possibilidades de acúmulo de água em áreas de baixas declividades e acumuladoras do fluxo pluvial ou movimentação solo/rochas nos locais de maior declividade e maior coesão substrato.

Os estudos de passivos ambientais se dividem em várias escalas, todas ligadas aos passivos ambientais localizados nas áreas de interesse, ou seja, valores acima do background (definido pela CESTESB) de substâncias químicas, que ao serem consideradas anômalas, podem ser caracterizadas como contaminações, que podem atuar em diferentes matrizes do meio físico (solo e água subterrânea). Assim, em uma escala de trabalho temos:

Avaliação Preliminar

contém os levantamentos bibliográficos de todo o meio físico, assim como levantamento de áreas contaminadas cadastradas, uso e ocupação das áreas lindeiras, atividades atuais e pretéritas do site, que possibilitam o desenvolvimento de um modelo conceitual como diretriz de definição passivo ambiental, pois esta delimita o que tem potencial ou suspeita de contaminação;

Investigação Confirmatória

diante do modelo conceitual elaborado na Avaliação Preliminar, são realizadas as coletas e análises in situ das possíveis matrizes com potencial ou suspeita de contaminação (solo e/ou água subterrânea);

Investigação Detalhada

diante da Investigação Confirmatória com confirmação de contaminação, é necessário detalhar o trabalho para delimitar e definir os limites desta contaminação;

Avaliação de Risco

realizada para delimitar se a contaminação constatada oferece algum risco, a partir de alguma fonte, para todos os seres em contato com a área impactada.

Monitoramento de Águas Subterrâneas

realizado para avaliar e gerenciar a contaminação da água subterrânea em um determinado site.

Pelo Novo Código Florestal Brasileiro, a Reserva Legal é entendida como “área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa”. Trata-se de um percentual de 20% da área da propriedade (exceto áreas localizadas na Amazônia legal), que deve ser delimitada através de levantamento topográfico georreferenciado. Após a elaboração da planta e memorial descritivo, as informações deverão ser inseridas no CAR – Cadastro Ambiental Rural que tem a “finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento”. A Síntese Ambiental conta com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, com experiência na CAR – Reserva Legal, que podem auxiliar e orientar no planejamento, apresentando possibilidades e alternativas técnicas, respeitando sempre a legislação e evitando retrabalhos e custos desnecessários.

Acompanhamento de obras de construção civil com o objetivo de orientar a destinação corretas dos resíduos gerados na obra, como acondicionamento, triagem e destinação final. Estudo para obtenção de todos os processos de licenciamento relacionados a LI e LO. Treinamento de orientação ambiental em canteiro de obras (orientação básica de acondicionamento, triagem e destinação);

Monitoramento e controle de águas superficiais através de coletas para fins de licenciamento. Estudo de Viabilidade de Implantação do Empreendimento (EVI), outorgas de direito de uso de água junto ao Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE).

Licenciamentos Ambientais de novos empreendimentos juntos às Prefeituras em todo o Brasil, conforme legislações vigentes em cada município.

Intervenção em APP
Estudos e pedidos de Intervenções em APP junto aos órgãos competentes.

Licenciamentos Ambientais Industriais
Estudos e solicitações de Licenças Industriais e renovações das Licenças de Operação.

  • Licenciamento e regularização ambiental de cemitérios horizontais e verticais para humanos.
  • Licenciamento e regularização ambiental de cemitérios horizontais e verticais para animais.
  • Licenciamento e regularização ambiental de crematórios para humanos.
  • Licenciamento e regularização ambiental de crematórios para animais.
  • Atendimento às resoluções do CONAMA 335/03 – 368/06 – 402/08
  • Elaboração de projetos de arquitetura e engenharia para cemitérios e crematórios
  • Elaboração de planos de operação administrativa e funcional para cemitérios e crematórios
  • Elaboração de plano de gerenciamento de resíduos convencionais e especiais para cemitérios e crematórios.

Links Úteis

Siga-nos